Horário de atendimento: Seg a Sex das 8h às 18h | Sáb das 9 às 19h

Blog

CARRO HÍBRIDO

Carros híbridos: Como funcionam e quais são os principais modelos do mercado?

O primeiro carro híbrido foi vendido no Brasil em 2010 e desde então muitas mudanças foram alcançadas, como a redução do valor de venda desses automóveis e, consequentemente, a quantidade de pessoas que puderam adquirir esse produto.

Seja por causas ambientais ou para atender a clientela que busca economia na hora de abastecer, a necessidade de transformações nos sistemas automobilísticos vem crescendo a cada dia, tornando esse modelo uma opção atraente para muitos motoristas.

Neste post que preparamos para você, além dessas vantagens vamos te apresentar outros benefícios e explicar mais sobre o funcionamento dos híbridos.

Como funcionam?

A atividade do carro híbrido depende da combinação de um motor elétrico com um motor à combustão, que podem funcionar de forma independente ou conjunta.

Uma bateria de alta voltagem garante a eletricidade e é recarregada por gasolina, a fim de diminuir os custos do carro e possuir uma revenda mais acessível.

Quais os tipos de carros híbridos?

Existem três modelos no mercado, sendo eles: paralelo, série e misto.

Híbrido-paralelo

Nessa categoria os dois motores são conectados de forma que podem trabalhar simultaneamente ou isolados.

Híbrido em série

Nele, somente o motor elétrico movimenta o carro, ficando o motor à combustão responsável somente por alimentar a bateria. Com isso, é necessário uma bateria maior, encarecendo o preço final do veículo.

Híbrido-misto

Esse é o mais recente produzido no mercado, cujo comandos de uma central eletrônica decidem qual melhor motor utilizar, de acordo com as circunstâncias. Em geral, quando esse carro híbrido acelera ou sua bateria acaba, o motor à gasolina é acionado.

Quais são os principais carros híbridos do mercado?

Toyota Corolla Hybrid

  • Dispensa carregamento na tomada, já que se autocarrega pelo seu motor flex;
  • Possui alerta de saída de faixa, farol alto automático, frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo;
  • Sua média de consumo é de 13,5 km/L na cidade e 14,6 km/L nas estradas.

Toyota Prius

  • É o automóvel sustentável mais barato e popular do país;
  • Prioriza o uso do propulsor elétrico;
  • Faz 17 km/L na estrada e 18,9 km/L na cidade.

Toyota RAV4

  • Oferece um sistema de propulsão híbrido com quatro motores distintos;
  • Seu consumo é de 14,2 km/L em trechos urbanos e 12,7 km/L na pista.

Lexus UX 250h F Sport

  • Possui câmbio é um transeixo CVT com 6 marchas;
  • Apresenta grade frontal e rodas de 18 polegadas, bancos em couro colorido em combinações compatíveis com a tonalidade da lataria;
  • Média de consumo de 19,8 km/L na cidade e 17,5 km/L na estrada.

Vale a pena adquirir um carro híbrido?

Além do consumo de combustível ser menor, de emitirem menos poluentes para a atmosfera, esses veículos possuem maior estabilidade e conforto em sua direção.

A frenagem regenerativa é outro benefício dessa categoria. Toda vez que o freio é utilizado, o gerador elétrico recarrega a bateria, não sendo necessário parar o carro para fazer a recarga.

Em meio a tantas vantagens, é importante também analisar a duração e preço das baterias, ficar atento a quilometragem do carro e se existem oficinas autorizadas por perto, uma vez que, caso precise, não é qualquer oficina que conseguiria consertar seu carro.

Feito isso, é só escolher seu modelo preferido.

Conhece alguém que possa se interessar ?

Mapa do Site

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar sua experiência. cookie